2 de ago. de 2014

O desafio de não fotografar



Sabe aquele drama de artista pra encontrar um estilo/poética pro seu trabalho? Quando finalmente encontrei a minha em 2012/2013, parei de produzir. A fotografia era meu meio de expressão desde 2009, mas depois de um tempo, houve o momento onde finalmente descobri um caminho para a poética do meu trabalho. E assim, fluiu lindamente até os primeiros meses de 2014, quando fui convidado a expor na Feira do Mês. 

Eu já havia participado de duas exposições coletivas com minhas fotografias, mas não estava interessado em mostrar na Feira o que já havia produzido. Apesar de não ter confiança nas minhas ilustrações e muito menos em pintura, me propus como artista visual a experimentar outros meios. Pela familiaridade com o que já fazia, produzir colagens parecia ser transição mais tranquila.

Na época eu havia acabado de assistir um reality show onde um grupo de artistas era desafiado constantemente a produzir obras que estavam fora das suas zonas de conforto. Empolguei!

Para ver as obras com trabalho de apropriação do calendário Pirelli de 2011 inspirado na mitologia grega é só clicar aqui.

Abaixo um pouco do processo:


Detalhe: o calendário foi impresso em braco e preto. Lá fui experimentar aquarelar pela primeira vez na vida! Adivinha o que vem em seguida? As bolinhas que já expliquei as origens neste post. rs



Pinturas, ok. Textura, ok. 

Pra virar colagem precisava recortar e colocar, né? Aí veio o dilema de uma vida, faltava pouco menos de 15 dias pra Feira e nada de ideia pro background das obras. Demorei a documentar este processo, não lembro exatamente onde e quando surgiu a vontade de fazer uma trama de papel. 

Acredito que tenha sido intuitivo, os papéis estavam há um tempo entulhando o armário e simplesmente coloca-lo aleatoriamente no fundo não era o suficiente. Antes fosse, foram quatro longos dias passando fitinha por aqui, por ali, recortando acolá e medindo de cá. Sem contar a infinidade de vezes que repeti tudo novamente. 



Meio caminho andado. Depois disso experimentei composições com os recortes negativos e algumas chapas metálicas que arranquei de um móvel antigo da minha família. 


O mais difícil mesmo foi esperar dois dias para receber as belezuras emolduradas e ir montar na sala de exposição da Feira. :P


Para ver a montagem da exposição e as obras de pertinho e com boa resolução é só clicar aqui.

Na época dei uma entrevista para o programa Decorar mostrando a exposição. Quem quiser ver o vídeo é só clicar aqui

Um comentário: